O que tem ocorrido de ataque cibernético e demais crimes virtuais, não é brincadeira. Diariamente alguma notícia vem à tona, seja de cidadãos que tiveram os dados de seus cartões de crédito roubados na internet, e agora precisam justificar compras que não realizaram; ou, empresas que tiveram seus sites derrubados ou seus sistemas corrompidos por vírus.
No entanto, os fabricantes de antivírus tentam acompanhar o progresso acelerado dos vírus, e regularmente oferecem proteções mais robustas e eficazes. Inclusive, o antivírus na nuvem é uma novidade que se sobressai, e que tem sido aderida por diversas empresas que desejam estar sempre um passo à frente, em sua proteção.
Além de ser uma inovação diferenciada em armazenamento de dados, a nuvem ainda oferece o benefício de manter o antivírus. Dessa forma, a empresa conta com uma proteção maior e mais efetiva, garantindo que seus sistemas não sejam invadidos por gente má intencionada.
Vemos que infelizmente, a nuvem acabou ampliando os caminhos de ataque de hackers, e, portanto, ferramentas de segurança como firewalls e antivírus, acabam já não sendo mais tão efetivas, uma vez que as informações da empresa não ficam mais disponível apenas dentro de sua infraestrutura.
No entanto, como não é possível simplesmente não aderir ao uso da nuvem, novas abordagens de segurança vem sendo necessárias para lidar com as novas ameaças e garantir a segurança das empresas, como o antivírus na nuvem.
Se você ainda não conhece essa novidade, entenda aqui como funciona o antivírus em cloud e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.
Como funciona o antivírus em Cloud
Cheio de vantagens, o antivírus na nuvem garante que sua máquina fique livre da sobrecarga de processamento que um antívirus comum (instalado na máquina) costuma causar. Isso porque o antívirus fica armazenado em um servidor na própria nuvem, executando apenas um cliente na máquina, que conecta-se com o provedor de segurança armazenado na nuvem.
Dessa forma, os dados obtidos a partir das verificações do antivírus nas máquinas são analisados, e as instruções para as contramedidas são enviadas do provedor para as máquinas.
Vale a pena esse tipo de antivírus?
Com certeza. Além do ganho em processamento, uma vez que o desempenho das máquinas será maior por não precisarem executar o antivírus; o antivírus na nuvem garante mais eficácia e agilidade no controle de itens maliciosos, uma vez que tanto as listas negras quanto as brancas podem ser atualizadas em tempo real.
Outro benefício, é o custo: geralmente esse tipo de antivírus custa mais barato do que o antivírus instalado na máquina, e também oferece um software completo. Lembrando que no antivírus em cloud, você conta com as mesmas ferramentas e funcionalidades de um antivírus comum. A única diferença real do produto, é o local de instalação.
A tendência é que o mercado de antivírus na nuvem cresça cada vez mais, devido as empresas de segurança estarem tirando proveito de tecnologia distribuída para oferecer melhor proteção, com um serviço mais dinâmico e potente.
Portanto, se você pretende que sua empresa acompanhe esse ritmo, adquira o serviço de antivírus na nuvem e comprove os benefícios que ele oferece.
Deixe o seu comentário sobre antivírus cloud aqui, para que possamos compartilhar ideias!